Galeria

SALÃO DE ARTES MARIA GENOVEVA ARGENTON

O Salão de Artes de Pato Branco, SALÃO DE ARTES MARIA GENOVEVA ARGENTON, surgiu no ano de 2002 com o intuito de abrigar exposições de Artistas Locais, Regionais e Nacionais. O Salão de Artes abriu suas portas oficiais no dia 14 de Dezembro de 2002 com a Exposição da Artista Plástica Maria Genoveva Argenton, (in memorian), onde fez-se também o lançamento oficial da galeria, que por hora ganha homenagem estimada artista local que tanto fez pela Cultura, em especial às Artes Plásticas. Em tal solenidade abriu-se espaço para a comercialização de algumas obras, bem como a inauguração oficial do espaço.

Além de exposições locais, serviu como palco do Salão de Artes do Paraná abrigando obras de artistas nacionais, em tal evento, receberam-se obras de instalações, exposições verticais e também horizontais. Desde então o espaço vem sediando grandes exposições externas como também expõe seu acervo de peças patrimoniadas.


CURIOSIDADE
Maria Genoveva Argenton, nascida em Passo Fundo no ano de 1940, aprendeu e desenvolveu sua arte de forma AUTODIDATA, herdou seu talento artístico a partir de sua mãe. Aos 20 anos consagrou-se professor normalista pelo Colégio Nossa Senhora das Graças, da Congregação São Vicente de Paula, sendo a primeira professora de pintura. 

Mais tarde procurando aprimorar seus conhecimentos com a pintura frequentou renomados cursos, como o Curso Intensivo de Artes Plásticas em Ponta Grossa, Desenho Pedagógico e Artístico pelo Instituto de Educação de Curitiba e em 1974 formou-se pela UNISINOS em Artes Plásticas.

Faleceu em 06 de Agosto de 2001, lutando a favor da arte e da vida, fazendo por merecer uma carreira espetacular, merecedora do reconhecimento local, regional e nacional, possuindo obras expostas em diversos estados e regiões do Território Nacional.