quarta-feira, 28 de novembro de 2012

NOSSA TERRA NATAL

É incrível os sentimentos que descobrimos com a chegada do Natal. As pessoas tornam-se "humanas" e deixam de lado seu lado mecanicista e rudimentar, dando espaço à sensações inovadoras e sazonais. 

O Natal é assim mesmo, uma época inspiradora, que além de nos tornar mais sensíveis, desperta aquele sentimento de solidariedade que - aparentemente - surge nesta época. E porquê será? Será pelas músicas? Ritmos? Cores? Ou será o conjunto que nos torna, mais, esperançosos?

Escola Municipal de Artes de Pato Branco
Assim, embalados por estes questionamentos o Departamento de Cultura vem mostrando um pouco do trabalho social feito em diversas entidades, escolas, bairros e municípios, através de uma mostra de resultados. Levar à comunidade o resultado de um trabalho desenvolvido durante o ano letivo, além de proporcionar às crianças um momento de realização pessoal, proporciona à sociedade momentos de nostalgia e simplicidade; quanto aos resultados de grupos profissionais, nos remete ao deslumbre artístico, nos tornando espectadores vidrados em mensagens reflexivas, sendo ela em forma de poesia, canto ou dança.

Neste ano, como forma de resultado do trabalho apresentado durante os anos anteriores, o Departamento de Cultura, conseguiu fechar parcerias com Municípios vizinhos oportunizando à comunidade uma compreensão artística de maior expansão, analisando e comparando as linguagem locais e, sobre tudo, ter um prisma do que está acontecendo em nossa região.

Coral Unicanto
Aconteceu, isto, no dia 24/11 com a vinda do Coral Unicanto - de Guarapuava - que abrilhantou nossa festividade com um belíssimo trabalho uniforme criando sons e ritmos bucólicos, além, é claro, de cantarem músicas típicas da época, arrancando aplausos e reconhecimento da comunidade geral. Criado oficialmente em 1981, embora exista desde 1980 como atividade artística da Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava, o Coral nasceu por empenho pessoal do então diretor da Faculdade, professor Humberto Limberger. O primeiro regente foi Wilson dos Santos que, mesmo residindo em Curitiba, se dispunha a comparecer semanalmente aos ensaios em Guarapuava. Teve como regente auxiliar o professor Silvino Antonio Turco que, a partir de 1986, assumiu a regência levando adiante a tarefa de manter viva a chama do canto coral. Nessa época a Faculdade contratou como auxiliar a pianista Sonia Cebulski.

E assim, variando apresentações, repertórios e estilos o nosso Município vem saudando o Natal 2012. E você, já conferiu nossa programação? Então clique aqui e confira. Não fique de fora. Vamos celebrar esta festividade como ela merece ser festejada, de forma alegre, divertida e cultural!


DEPARTAMENTO DE CULTURA - PROMOVENDO E INTERAGINDO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário